Guia do usuário

Introdução

Essa ferramenta permite realizar a qualificação técnica preliminar por verificar se as condições solarimétricas do local e a área disponível para instalação são promissoras para compensar parte significativa do consumo de energia elétrica do cliente. Ajuda ainda na conversão de vendas, gerando um relatório que ressalta a diferença estimada na conta de energia com a geração fotovoltaica. Sua operação foi simplificada e otimizada para uso em celulares, a fim de permitir uma abordagem ágil e objetiva; permanecendo funcional e adequada para uso também em outros dispositivos.

Escopo

Essa ferramenta foi desenvolvida e deve ser usada somente para mostrar a viabilidade técnica da instalação fotovoltaica de forma a que o cliente em potencial se interesse e venha a solicitar um estudo mais detalhado.

Essa ferramenta não foi desenvolvida para realizar o projeto fotovoltaico em si, visto que, para tanto, vários outros fatores devem ser considerados.

Abordagem

Essa ferramenta considera que os painéis fotovoltaicos estejam distribuídos em apenas uma superfície plana e contígua. O usuário com conta pode escolher a inclinação dessa superfície, caso contrário é considerada uma inclinação padrão. A seguir a ferramenta executa e apresenta uma estimativa com a superfície voltada para o norte; e faz o mesmo para os outros três pontos cardeais.Com isso consegue a agilidade requerida sem perda da finalidade de qualificar tecnicamente a instalação e de mostrar o impacto na conta de energia.

O usuário com conta poderá inclusive usar modelos de painéis fotovoltaicos de sua preferência, bastando para isso que os inclua na sua Biblioteca Pessoal de painéis.

A ferramenta ainda permite ao usuário fazer ajustes personalizados conforme a necessidade particular do caso. Tal como alterar a distribuição dos painéis sobre a superfície ou informar sua estimativa de perdas por sombreamento. Sendo que as demais perdas são computadas automaticamente pela ferramenta: algumas calculadas, outras estimadas, e para outras, um valor típico é usado.

Apresenta as condições de compensação do consumo e geração de créditos junto às concessionárias de acordo com a resolução normativa nº 482 da ANEEL.

Abrangência

A ferramenta trata do caso de unidade consumidora do grupo B com microgeração distribuída (do tipo fotovoltaica).

Há também, no dia-a-dia do usuário, variações com as quais pode facilmente lidar: como o caso de azimutes das superfícies diferentes dos considerados pela ferramenta e o caso da área útil para colocação dos painéis estar distribuída por várias superfícies. Veja mais detalhes na seção Usos alternativos da ferramenta.

Criação de conta de usuário

O usuário pode criar uma conta, acionando o botão "Acessar conta" no menu principal ou na tela de acesso à ferramenta de estimativa preliminar. Ao acessar a conta, tem a seu dispor mais funcionalidades. Veja mais detalhes na seção Usuário com conta.

Uso básico da ferramenta

Visão geral

A ferramenta é dividida em três blocos principais: Entrada, Ajustes e Saída. Conta também com uma funcionalidade de apoio, a Biblioteca Pessoal de painéis.

  • No bloco Entrada o usuário entra com os dados necessários para gerar a estimativa.
  • No bloco Ajustes o usuário trabalha com uma estimativa para um ponto cardeal por vez. O usuário pode atuar sobre o número de painéis e sobre sua distribuição física na superfície. Pode fornecer um valor único de perda por sombra que será usado para todos os pontos cardeais. Simultaneamente, o usuário visualiza o efeito de suas escolhas nos gráficos de geração e consumo mensal e anual.
  • No bloco Saída o usuário pode solicitar a geração dos relatórios de estimativa para o ponto cardeal escolhido com as alterações que fez: o relatório resumido (para o cliente em potencial) e o relatório completo (para sua referência).
  • Na funcionalidade de apoio Biblioteca Pessoal, o usuário com conta pode incluir modelos de painéis de sua preferência que poderão ser selecionados no bloco de entrada.

Disponibilidade dos dados

Nessa versão da ferramenta, alertamos ao usuário que não deve sair da página até que os arquivos sejam gerados. Do contrário, os dados que forneceu, bem como os dados gerados pela ferramenta serão perdidos. Exceção feita aos relatórios, veja detalhes na seção Disponibilidade dos relatórios.

Por outro lado, a funcionalidade de apoio Biblioteca Pessoal mantém armazenados os modelos de painéis que o usuário com conta, porventura, haja incluído; ficando disponíveis inclusive em acessos que fizer à sua conta posteriormente.

O bloco Entrada

O bloco Entrada é divido em três seções: Instalação, Consumo e Painel.

Os dados fornecidos nessa seção são fundamentais para a qualidade da estimativa. Portanto, o usuário deve ser criterioso ao determiná-los.

  • Na seção Instalação, o usuário fornece as coordenadas do local onde vai ser feita a instalação fotovoltaica e nomeia a estimativa para sua identificação. Caso seja usuário com conta, poderá também entrar com a inclinação da superfície para a qual se deseja a estimativa.
  • Na seção Consumo, o usuário fornece os valores de consumo da unidade consumidora onde vai ser compensada a geração fotovoltaica bem como informa o tipo de fornecimento da instalação elétrica da mesma (monofásico, bifásico ou trifásico).
  • Na seção Painel, o usuário seleciona o painel a ser considerado na estimativa.

A seção Instalação

Na seção Instalação, o usuário deve entrar com as coordenadas do local onde vai ser feita a instalação fotovoltaica. Pode também, optar por nomear a sua estimativa para facilitar sua referência posterior. Caso seja usuário com conta, pode ainda entrar com a inclinação da superfície para a qual quer fazer a estimativa. A ferramenta irá utilizar o valor de inclinação arredondado para o valor mais próximo dentre os valores de 5 em 5° no intervalo de 0 a 90°.

Se o usuário optar por nomear sua estimativa, pode entrar com o nome desejado em formato livre no campo "Identificação (opcional)". Esse nome aparecerá nos relatórios gerados e contribui para uma melhor referência posterior.

O usuário deve observar que fornecer a coordenada com uma casa decimal, equivale a uma faixa de precisão de 11 Km; enquanto que com quatro casas decimais, a faixa de precisão vai a 11 metros. A utilização principal das coordenadas é a de acessar os dados solarimétricos e meteorológicos para o local. A malha desses dados constitui-se de células de 10Km e 50Km em latitude e longitude, respectivamente. A maior precisão na determinação do local permite acessar a célula que melhor o caracteriza. Além disso, facilita encontrar fisicamente o local.

Há duas maneiras de fornecer as coordenadas:

  • Manualmente: digitar os números da latitude e longitude no campo "Coordenadas (lat,long)" em um formato determinado, por exemplo "-23.5505156, -46.6339891". Para confirmar, apertar a tecla "enter" ou equivalente.
  • Usando-se o Mapa: acessar o mapa por meio do ícone de localização ao lado direito do campo "Coordenadas (lat,long)". Pode-se entrar também de duas maneiras:
    • Digitando: No campo "Localização", no canto superior esquerdo, digitar os números da latitude e longitude em um formato determinado, por exemplo "-23.5505156, -46.6339891". Para avançar, clicar o ícone "lupa". Aparecerá uma janela. Caso queira fazer um ajuste fino manual, clicar no item "Ajustar". Para confirmar as coordenadas, clique no item "Confirmar".
    • Localizando o dispositivo: Clicar no campo "Localização" no canto superior esquerdo. Aparecerá logo abaixo uma janela, clicar em "Minha Localização". Aparecerá outra janela. Para confirmar as coordenadas, clique no item "Confirmar".

Para maiores detalhes sobre quais formatos de coordenadas são admitidos veja a ajuda de contexto da seção.

Sobre o uso do Mapa veja mais detalhes no Guia de Usuário da ferramenta de acesso a Dados Solarimétricos.

A seção Consumo

Na seção Consumo o usuário deve entrar com o consumo de energia elétrica e o tipo de fornecimento da rede elétrica da unidade consumidora para a qual vai ser feita a compensação da energia fotovoltaica gerada.

Há duas formas disponíveis para o usuário entrar com o consumo:

  • selecionando a opção "anualmente" e, assim, preencher o campo "Consumo anual (KWh)" com um valor de consumo em KWh relativo ao consumo total de energia elétrica por um ano.
  • selecionando a opção "mensalmente" e, assim, preencher cada um dos 12 campos do conjunto "Consumos mensais (KWh)" com um valor de consumo em KWh correspondente ao consumo do respectivo mês.

Note que o preenchimento mensal não influi no preenchimento anual e vice-versa.

Há diferentes formas do usuário definir esses dados de consumo:

  • usando os dados de consumo tais como aparecem na conta de energia elétrica da unidade consumidora.
  • aplicando um fator sobre esses mesmos dados para prever expansões na instalação.
  • calculando o consumo de acordo com a instalação elétrica e a previsão de aparelhos e equipamentos na unidade consumidora, como por exemplo, no caso de uma nova construção.

O usuário deve também selecionar o tipo de fornecimento da rede elétrica para a unidade consumidora, selecionando um dos itens: monofásico, bifásico ou trifásico. É que o tipo de fornecimento determina a quantidade de energia sempre cobrada mensalmente, quer seja consumida ou não, a saber:

  • 30KWh, se monofásico ou bifásico a 2 condutores (opção monofásico)
  • 50KWh, se bifásico a três condutores (opção bifásico)
  • 100KWh, se trifásico (opção trifásico)

Uma primeira e rápida avaliação da aplicabilidade da instalação fotovoltaica pode ser feita comparando essa energia (equivalente ao custo compulsório de disponibilidade de fornecimento) com o consumo de energia total. Para isso é apresentado o gráfico de barra "Consumo e disponibilidade".

A seção Painel

Na seção painel o usuário deve clicar na seta dentro do campo "Tipo de painel", percorrer a lista de modelo de painéis fotovoltaicos utilizando-se da barra de rolagem vertical e selecionar o modelo de painel adequado a seu caso.

A ferramenta possibilita a escolha de um dentre vários modelos de painéis fotovoltaicos genéricos e o usuário deve escolher aquele que apresenta a mesma potência e mesmas dimensões do painel fotovoltaico comercial que pretenda vir a utilizar. Adicionalmente, o usuário com conta terá à sua escolha os painéis fotovoltaicos que tiver incluído na sua Biblioteca Pessoal.

Como informação complementar, saiba que há uma característica do painel fotovoltaico não mencionada na descrição que aparece na tela de seleção, mas que é utilizada no cálculo. É o coeficiente de temperatura da potência. Ela aparece no relatório completo gerado pela ferramenta, na seção "Perdas consideradas", no item "Temperatura".

O botão Estimar

Tendo preenchido todos os campos obrigatórios acima, o usuário pode acionar o botão Estimar para executar a estimativa preliminar de número de painéis necessários e sua respectiva geração fotovoltaica.

Com base nas irradiações solares mensais e temperaturas do local obtidos a partir das coordenadas geográficas fornecidas pelo usuário, a ferramenta seleciona um dia típico para cada mês do ano; e, para esse dia, calcula as componentes de irradiação solar e determina as perdas. As perdas por sombra nesse estágio do cálculo são consideradas nulas.

A ferramenta então associa os valores relativos a esse dia típico a todos os demais dias do mês.

O usuário poderá fornecer a sua estimativa de perdas por sombra na seção Configuração de Painéis.

Para mais detalhes sobre os cálculos, acesse a seção Metodologia.

Bloco com Moldura vermelha – bloco desatualizado

Observe que, após acionar o botão Estimar, se algum dado fornecido no bloco Entrada for alterado, a moldura do bloco Ajustes terá sua cor alterada para vermelho. Na sequência, se acionado o botão Estimar, o bloco Ajustes é atualizado e a sua moldura volta à cor cinza claro.

Enquanto nenhum relatório tiver sido gerado, a cor da moldura do bloco Saída fica sempre na cor cinza claro.

Após já ter sido gerado pelo menos um relatório, se algum ajuste for feito no bloco Ajustes, a moldura do bloco Saída terá sua cor alterada para vermelho indicando que o último relatório gerado está desatualizado em relação ao bloco Ajustes. Na sequência, se acionado o botão Relatório, a ferramenta gera arquivos atualizados e a moldura do bloco Saída volta à cor cinza claro.

Resumidamente, bloco com moldura em cinza claro significa que o respectivo bloco está atualizado em relação ao bloco anterior, bloco com moldura em vermelho significa que o respectivo bloco está desatualizado em relação ao bloco anterior.

O bloco Ajustes

O bloco Ajustes é divido em três seções: Configuração de painéis, Geração Mensal, e Consumo e Geração Anuais.

O usuário tem a possibilidade de fazer ajustes para o seu caso particular de instalação e consumo.

  • Na seção Configuração de painéis, o resultado da estimativa de número de painéis fotovoltaicos é apresentado e o usuário pode ajustar o número de painéis e avaliar sua distribuição física. Além disso, pode fornecer sua estimativa de perda por sombra.
  • Na seção Geração Mensal, é disponibilizado um gráfico mensal para qualificação da instalação fotovoltaica no qual o usuário pode acompanhar simultaneamente o efeito de seus ajustes.
  • Na seção Consumo e Geração anuais, é disponibilizado um gráfico anual para se ter uma idéia de grandeza entre as energias consumida, gerada, perdida e créditos acumulados.

A seção Configuração de Painéis

Na seção Configuração de Painéis é apresentado ao usuário o resultado da estimativa de número de painéis para cada orientação de azimute. E, para cada azimute, é dada a possibilidade do usuário proceder a um ajuste manual para adequar a quantidade de painéis ao seu caso particular e para avaliar a sua disposição física.

Também é nessa seção que o usuário pode fornecer a sua estimativa de perda por sombra.

Subdivisões da seção:

  • Núm. estimado de painéis por azimute: para cada orientação de azimute (norte,sul,leste,oeste) a ferramenta estima um número de painéis fotovoltaicos suficiente para gerar energia na medida justa para exceder minimamente o consumo em pelo menos um mês, de forma que se um painel fosse retirado a energia excedente ficaria significativamente minimizada ou seria anulada. Esse número não varia com os ajustes manuais feitos pelo usuário nessa seção.
  • Número de painéis no azimute selecionado: Há um conjunto distinto de campos para cada orientação de azimute selecionada, que são atualizados com o respectivo número de painéis estimados assim que a estimativa é gerada. Abaixo listamos esses campos. O usuário, então pode proceder a um ajuste manual para adequar os campos ao seu caso particular. A partir daí os campos permanecem com a escolha feita pelo usuário. Eles são armazenados, recuperados e apresentados assim que o usuário seleciona a orientação de azimute correspondente. Os dados sendo apresentados são os dados que vigoram para os gráficos e relatórios gerados pela ferramenta.
    • total: ao ajustar o valor desse campo o usuário percebe simultaneamente seu efeito sobre os gráficos. Dessa forma pode, por exemplo, aumentar o número de painéis para gerar um excedente de energia que gere créditos de energia suficiente para serem usados na compensação de energia de outros meses em que a geração não é suficiente para compensar o respectivo consumo. O ajuste do campo total afeta os campos "linha" e "área necessária".
    • na coluna, linha: Esse par de valores representa a distribuição dos painéis em um retângulo, como uma matriz de colunas e linhas de painéis. O valor do campo "coluna", ajustável, expressa quantos painéis formam uma coluna. O valor do campo "linha" expressa quantos painéis formam uma linha e é calculado com base no valor do campo "coluna" e no valor do campo "total". O efeito dos valores desses campos, coluna e linha, reflete no valor apresentado no campo "área necessária", influenciado pelo campo "orientação". O campo linha também é afetado pelo ajuste do campo "total"
    • orientação: o usuário pode selecionar entre a orientação "retrato" e a orientação "paisagem". Na orientação "retrato" a maior dimensão fica na direção da coluna. Na orientação "paisagem" a maior dimensão fica na direção da linha. A alteração na seleção afeta o valor apresentado no campo "área necessária".
    • área necessária: esse campo apresenta a área necessária para dispor o número de painéis que consta do campo "total" na distribuição que consta dos campos "coluna"/"linha" com a orientação selecionada entre "retrato" e "paisagem".
  • Perda por sombra(%): nesse campo o usuário informa sua estimativa de sombra sobre o conjunto de painéis como uma porcentagem da área ocupada. Esse valor não afeta os valores dos demais campos dessa seção. Se o campo do tipo "habilitação" estiver selecionado, a ferramenta considera o valor do campo "Perda por sombra(%)" para os gráficos e relatório, e o usuário pode ver os gráficos sendo atualizados simultaneamente com a variação do valor da perda por sombra. Se o campo do tipo "habilitação" não estiver selecionado,a ferramenta assumirá que não existe perda por sombra; independente do valor carregado no campo "Perda por sombra(%).

Caso o usuário deseje proceder à reinicialização dos campos dessa seção basta acionar o botão Estimar novamente (Atenção, com esse procedimento, todos os ajustes que o usuário, porventura, houver feito nessa seção serão perdidos!).

A seção Geração Mensal

Na seção Geração Mensal é apresentado um gráfico da geração de energia fotovoltaica por mês em comparação com a energia consumida.

Seguem algumas definições para ajudar no entendimento das partes do gráfico:

  • Disponibilidade no mês ou energia equivalente ao custo de disponibilidade associado ao tipo de fornecimento. O custo de disponibilidade resulta em uma cobrança mínima que compulsoriamente consta da fatura mesmo na ausência de consumo e varia de valor conforme o tipo de fornecimento (veja mais detalhes na seção Consumo). No caso do usuário ter entrado com um valor de consumo de energia para o mês menor que essa energia equivalente ao custo de disponibilidade, então a diferença aparecerá como um bloco de valor negativo no eixo das coordenadas, representando uma energia paga mas não consumida.
  • Parcela compensável do consumo no mês é a diferença positiva entre o consumo de energia do mês e a energia equivalente ao custo de disponibilidade. Se a diferença for negativa, essa parcela é considerada de valor nulo.
  • Parcela perdida da geração fotovoltaica no mês chamada de "perdida" por ser a parcela da geração fotovoltaica não computada na fatura de energia elétrica nem como compensação nem como crédito. É a diferença positiva entre a parcela da geração fotovoltaica que não exceder o consumo e a parcela compensável do consumo no mês. Portanto, em não havendo consumo não há parcela perdida de geração fotovoltaica e toda geração fotovoltaica se converte em crédito de energia nesse mês. O usuário pode evidenciar isso na ferramenta ao informar um valor de consumo zero para algum mês. Vai observar que não haverá bloco em cor amarela para esse mês no gráfico; haverá apenas um bloco em tom de cinza ocupando a parte negativa das coordenadas (representando a energia paga como custo de disponibilidade, mas não consumida ) e um bloco azul ocupando a parte positiva das coordenadas (representando o crédito de energia).
  • Crédito de energia no mês: é a diferença positiva entre geração fotovoltaica e o consumo de energia elétrica no mês, e é computado pela concessionária para ser utilizado para compensar a parcela do consumo no próximo mês em que a geração fotovoltaica do próprio mês não for suficiente para compensar. O crédito de energia tem validade para uso dentro dos 60 meses subsequentes à sua geração.

Nele se obtém várias informações úteis cuja análise contribui para avaliar a qualificação técnica da instalação, a saber:

  • consumo de energia mensal - representado pela coluna em tom de cinza ao fundo.
  • energia equivalente ao custo de disponibilidade - representada pela parte hachurada.
  • geração de energia fotovoltaica - representado pelo conjunto das partes coloridas.
  • parcela do consumo compensada pela geração fotovoltaica - representado pela cor verde.
  • créditos de energia - representado pela cor azul.
  • parcela perdida da geração fotovoltaica - representada pela cor amarela.
  • sobra da parcela compensável do consumo - representada pela cor branca. Parte da parcela compensável do consumo cuja geração fotovoltaica do mês não foi suficiente para compensar.

O usuário pode visualizar os valores, tocando o visor ou posicionando o cursor sobre o bloco correspondente e uma pequena janela flutuante indicará o valor.

Variações que o usuário pode fazer para observar seu efeito sobre os gráficos:

  • consumo anual x consumo mensal: necessário acionar o botão Estimar a cada seleção diferente.
  • monofásico x bifásico x trifásico: necessário acionar o botão Estimar a cada seleção diferente.
  • norte x sul x leste x oeste: efeito ocorre simultaneamente no gráfico.
  • variar o número de painéis: efeito ocorre simultaneamente no gráfico.
  • variar o valor da perda por sombra: efeito ocorre simultaneamente no gráfico.

A seção Consumo e Geração Anuais

Na seção Consumo e Geração Anuais é apresentado um gráfico de geração de energia fotovoltaica em comparação com a energia consumida para o período de um ano.

Este gráfico consolida os valores mensais ao longo de um ano. Não se trata de uma soma simples para os créditos e geração, embora o seja para o consumo e a geração perdida. Razão disso, é que a ferramenta usa os créditos para compensar as sobras das parcelas compensáveis do consumo que não foram compensadas (as partes brancas). Se isso ocorrer, resulta em que o valor anual dos créditos mostrados no gráfico anual fica menor que a soma dos créditos mensais no gráfico mensal, e que o valor anual da geração compensada no gráfico anual fica maior que a soma dos valores mensais da geração compensada no gráfico mensal.

O bloco Saída

Este bloco constitui-se de um botão que aciona a geração dos relatórios com os resultados dessa ferramenta de estimativa preliminar.

O botão Relatório

Ao acionar o botão Relatório, inicia-se o processo de geração de dois relatórios com os resultados dessa ferramenta de estimativa preliminar.

  • um relatório completo para registrar de forma abrangente as informações resultantes dessa estimativa preliminar.
  • um relatório resumido com informações adequadas para uma apresentação para o cliente em potencial.

Logo após a geração dos relatórios, inicia-se o processo de baixar um arquivo compactado (.zip) com os dois relatórios. Aparece então a janela do navegador do usuário para efetivar a transferência dos arquivos.

Paralelamente, a ferramenta disponibiliza acessos por URL tanto para o arquivo compactado (.zip) como para cada relatório separadamente (no formato "pdf"). O formato pdf é útil quando, por exemplo, o usuário precisa enviar o relatorio imediatamente para seu cliente através do celular.

Disponibilidade dos relatórios

O usuário pode acessar os relatórios mesmo após ter saído da ferramenta. Para tanto, ele deve ter tido o cuidado de copiar as URLs dos acessos aos relatórios disponibilizadas na janela que a ferramenta mostra logo após a geração dos relatórios bem como acessá-las dentro do prazo estipulado nessa janela. São três as URLs dos acessos: uma para o arquivo compactado, uma para o arquivo em "pdf" do relatório resumido e uma para o arquivo em "pdf" do relatório completo.

O Relatório Resumido

O relatório resumido destina-se a apresentação para o cliente em potencial.

Contém:

  • Identificação:repete o valor fornecido pelo usuário no campo "Identificação(opcional)" e serve para identificar a estimativa.
  • Informações, seleções e ajustes resumo que caracteriza a estimativa para referência.
  • Comparação da fatura com e sem geração fotovoltaica - gráfico
  • Geração fotovoltaica mensal e crédito anual - gráfico
  • Data da geração do arquivo.

O relatório resumido da estimativa preliminar é composto por uma página.

O Relatório Completo

O relatório completo destina-se ao usuário para sua referência e memória da estimativa.

Contém:

  • Identificação:repete o valor fornecido pelo usuário no campo "Identificação(opcional)" e serve para identificar a estimativa.
  • Informações, seleções e ajustes resumo que caracteriza a estimativa para referência.
  • Comparação da fatura com e sem geração fotovoltaica - gráfico
  • Geração fotovoltaica mensal e crédito anual - gráfico
  • Data da geração do arquivo.
  • Tabela de dados - dados solarimétricos, meteorológicos e de consumo utilizados na estimativa.
  • Resumo de consumo e geração anuais - gráfico com legenda explicativa.
  • Perdas consideradas - valores e explicação. Incluindo valor do coeficiente de temperatura utilizado nos cálculos.
  • Número de painéis estimados para cada ponto cardeal
  • Objetivo e escopo do documento - texto explicativo
  • Metodologia e premissas - texto explicativo
  • Agradecimentos

O relatório completo da estimativa preliminar é composto por 4 (quatro) páginas.

Para maiores detalhes sobre as considerações e cálculos da estimativa, vide seção Metodologia.

Usuário com conta

Ao acessar a sua conta o usuário passa a ter acesso às seguintes funcionalidades:

  • Montar uma Biblioteca Pessoal de painéis - um espaço onde o usuário com conta pode incluir os modelos de painéis fotovoltaicos de sua preferência.
  • Utilizar painéis fotoltaicos de sua preferência - a seção Painel do Bloco de Entrada passa a apresentar ao usuário e disponibilizar para sua escolha os painéis fotovoltaicos que ele houver incluido na sua Biblioteca Pessoal.
  • Informar inclinação da superfície - na seção Instalação do Bloco de Entrada o usuário com conta poderá informar a inclinação da superfície para a qual será feita a estimativa
  • Gerenciar sua conta - o usuário poderá alterar os dados de sua conta.
  • Excluir sua conta - o usuário poderá solicitar a exclusão da sua conta, o que resultará na exclusão definitiva de todos os seus dados pessoais e informações associados.

Usos alternativos da ferramenta

Caso de azimute diferente

O usuário pode estender os resultados da aplicação para uma superfície com azimute diferente daqueles dos pontos cardeais. Para tanto, ele deve identificar os dois pontos cardeais entre os quais esse azimute está localizado. Então, por interpolação do número total de painéis em cada um desses dois pontos cardeais, o usuário chega a uma estimativa de número de painéis para a superfície em questão. Pode, então, calcular a área ocupada pelos painéis utilizando o tamanho do painel selecionado e a disposição em colunas e linhas desejada.

Caso de área útil distribuída

Caso a área útil de cada superfície não seja suficiente para acomodar o número de painéis calculado. Pode-se fazer uma distribuição ponderada de painéis entre as superfícies disponíveis usando como ponderação esse número de painéis calculado e como limitador a área útil disponível.

GUPET_20210204

Ao continuar utilizando nosso site, você aceita nossa Política de cookies, Política de privacidade e Termos de serviço.

Seu navegador não suporta JavaScript ou esse recurso está desabilitado. Com isso, muitas das funcionalidades deste site não irão operar normalmente.